08 abril 2022

Do baú de lembranças

Paulo Metri

Passei a década de 90 ouvindo o mantra que “os países deveriam utilizar suas ‘vantagens comparativas’ para impulsionar seus desenvolvimentos”. O Pré-Sal é uma vantagem comparativa descomunal, que poucos países do mundo têm. Contudo, agentes do Imperialismo atuantes no nosso país vêm trabalhando, desde a sua descoberta, para a sociedade brasileira não ser a beneficiária. Assim, pedimos ajuda a todos heróis e mártires mundiais do petróleo.

- Ken Saro-Wiwa, sua luta na Nigéria, que causou sua morte precoce, não será nunca esquecida.

- Mohammed Mossadegh, seu nacionalismo, que o levou ao exílio do Irã, germinou em gerações posteriores.

- General Júlio Caetano Horta Barbosa e demais visionários do movimento o “Petróleo é nosso”, cujas defesas da sociedade brasileira têm sido, infelizmente, esquecidas desde a fatídica década de 90 e com grande intensidade na atualidade, ajudem-nos.

- Saddam Hussein e Muammar Kadafi, as rebeldias das suas propostas de pagamento pela compra dos seus petróleos poder ser em outra moeda, que não em dólares, foram consideradas pelo Império inadmissíveis. Hoje começam a ser compreendidas e aceitas pela sociedade mundial.

- Getúlio Vargas deu sua vida para que os brasileiros pudessem usufruir de seu petróleo. Espero que ainda saia vitorioso da sua saga.

- Enrico Mattei, que lutou pela empresa petrolífera da sua Itália e sofreu desastre aéreo suspeito, sirva de exemplo para novas lideranças mundiais.

- Hugo Chávez, que soube transferir o destino do excedente econômico do petróleo dos antigos governantes e das multinacionais para o povo carente venezuelano, inspire-nos.

- Grupos de geólogos liderados por Farmam Salmanov e Guilherme Estrella, em diferentes países e distintas épocas, comprovaram a grandeza de seus países, através de grandes descobertas de petróleo. Que técnicos e cientistas continuem revelando e desenvolvendo nossas riquezas.

Assim, poderia cansar o leitor com exemplos de heróis e mártires da área do petróleo no mundo. No entanto, de nada adiantará tais inspirações e exemplos, se políticos neoliberais e entreguistas (traidores da Pátria) continuarem nomeando seus iguais para cargos chaves.

Será que a desvantagem comparativa da nossa elite aniquila a vantagem comparativa dos nossos recursos naturais? 


Paulo Metri é engenheiro


Fonte: https://www.correiocidadania.com.br/colunistas/paulo-metri/11007-05-08-2015-carater-das-petroliferas-estrangeiras